Eventos - Detalhe


  1. Título: Anglo Ribeirão realizou live
  2. Texto:

    O colégio Anglo Ribeirão apresentou a live “Achamos, com meia certeza, que vou exigir na padaria que eles declamem a rebimboca da parafuseta”, no dia 3 de junho.

     

    O objetivo da atividade foi estabelecer um diálogo entre as várias áreas do conhecimento científico (ciências humanas, ciências da saúde, ciências exatas, ciências biológicas) sobre o conhecimento não científico, “achismo”, e, principalmente seus desdobramentos sociais, tais como o impacto na saúde mental da população, na geração de desinformação coletiva, na inadequação comportamental geral social, na desconstrução de uma consciência científica cidadã.

     

    A live contou com a presença do professor de Medicina da UFSCAR e pesquisador da Fiocruz, doutor Rodrigo Stabeli, da jornalista Cyane Alem, do psicólogo escolar e clínico Marcelo Filipecki, dos professores Marcelo Mestriner (Biologia), Elisa Oliveira (Física) e Filipe Campos (Geografia e Geopolítica), além do diretor Jorge Abbud, que mediou a rodada de perguntas.

     

    Negacionismo científico, vantagens e desvantagens das tecnologias, como identificar uma fake news, a importância da ciência para o país e os perigos causados pelo “achismo”, foram alguns dos assuntos discutidos.

     

    Segundo o psicólogo, a ideia do título da live foi realmente fazer com que fosse incompreensível, tal como o impacto de um “achismo”. Não foi um erro de concordância, mas uma mistura que se faz da noção do coletivo e do individual A rebimboca da parafuseta, realmente não faz nenhum sentido, bem como e muito menos a meia certeza sobre ela, exigi-la e a declamar.

     

    “A Psicologia explica, que existem três fatores, que levam uma pessoa a acreditar por acreditar. O primeiro elemento é chamado de viés de confirmação, ou seja, eu recebo uma notícia e segundo a minha identificação com a ideia, se concordo ou não previamente, vou querer confirmar aquilo. O segundo, chamado dissonância cognitiva é quando inicia o problema, porque no momento em que eu me deparo com notícias que são reais e que estão me dizendo o contrário do que eu acho, entro em negação dos fatos e, em seguida, provoca em mim o terceiro fator, o “raciocínio motivado”, ou seja, procuro argumentos, por mais absurdos que sejam, para refutar a ciência e reafirmar meu achismo”, disse Filipecki.

     

    A live está disponível no Canal Anglo Ribeirão, no Youtube.

     

    Clique aqui para assistir.

  3. Jornalista:
    Rogéria Gamba - MTB 52.808 - rogeriacg@baraodemaua.br