Eventos - Detalhe


  1. Título: Enem 2020: como se preparar na reta final?
  2. Texto:

    Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes se perguntam o que devem fazer na reta final.

     

    Descansar, revisar os conteúdos ou resolver provas passadas são as soluções mais buscadas pelos alunos. Para o professor e diretor do Colégio Anglo de Ribeirão Preto, José Jorge Abbud Neto, nesse período ainda é possível se aprofundar nos assuntos em que o conhecimento é deficitário.

     

    No entanto, Neto ressalta que o ideal é que o candidato tenha desenvolvido hábitos de estudos desde o início do ano. Isso porque, o mês que antecede o exame deve servir apenas como continuação e não como um aprofundamento de todas as matérias vistas no ensino médio.

     

    “É importante que os estudantes usem esse período para desenvolverem, o quanto puderem, as matérias que apresentam dificuldades. Pensando também no princípio de equilíbrio de competências entre as três áreas do conhecimento”, afirma.

     

     

    Como fazer um resumo corretamente?

     

    Como dica tanto para a reta final quanto para a inicial, Neto explica que os candidatos devem fazer resumos dos conteúdos conforme forem sendo estudados.

     

    Desse modo, além de memorizar o assunto, é possível revisar, de forma rápida e precisa, a matéria antes da prova.

     

    Vale ressaltar ainda que os resumos devem ser feitos adequadamente para não serem simples cópias.

     

    “O resumo deve conter o que chamamos de âncoras de memória, ou seja, palavras ou expressões que façam associações de ideias relativas à matéria estudada. Além disso, precisa ser redigido com as palavras do próprio aluno. Assim, nunca será uma cópia”, ressalta.

     

     

    Importância dos simulados

     

    Depois de elaborar os resumos e estudar os conteúdos, é o momento de praticar.

     

    Na maioria dos casos, os simulados são os mais indicados para que o aluno se familiarize com os tipos de questões e com o tempo. No entanto, os resultados não devem ser comparados com o exame, segundo Neto.

     

    “Os simulados são importantes durante todo o ano de estudo e preparo para os vestibulares. Porém, é essencial que sejam vistos como referências e pontos para análise de desempenho e não definidores de resultados futuros”, ressalta.

     

    No caso do Colégio Anglo, o diretor explica que os alunos têm à disposição uma plataforma que oferece um conjunto de ferramentas de execução de estudos, contendo provas anteriores de vestibulares, vídeos didáticos e outros materiais.

     

     

    Temas da Redação do Enem

     

    A dificuldade com a escrita, o tempo curto e o fato de a nota ter um peso alto são os principais motivos que fazem com que os candidatos se sintam desconfortáveis em relação à redação do Enem.

     

    De acordo com Neto, tentar adivinhar, precisamente, o tema da redação é algo angustiante e que tem potencial de gerar grande ansiedade nos estudantes.

     

    No entanto, ele ressalta que, contrário do que muitos pensam, a redação dificilmente irá abordar questões polêmicas. “Os temas buscam algo conhecido do público e que afetam a sociedade”, finaliza.

     



 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.